Sequências didáticas / Projetos didáticos

          


 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ENTRELAÇADOS À APRENDIZAGEM














PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC
ESCOLA MUNICIPAL WOLNÉA MACÊDO         MUNICÍPIO: Poções-BA
ORIENTADORAS DE ESTUDO: Telma Carmezina de Santana Pereira
                                                       Elizângela de Azevedo Silva
                                                      Mª. de Fátima Pereira da Silva
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: Deusdélia Messias
                                                                    Marineuza Rocha O. Dias,
                                                                    Avani Rodrigues
                                                                    Marinalda Fontes
                                                                   Sirlan Oliveira

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: Brinquedos e brincadeiras entrelaçados à aprendizagem

Gêneros textuais: textos instrucionais, listas,  bilhetes, convites

Objetivos:
· Formular e expressar oralmente e por escrito uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade por meio do resgate de alguns jogos tradicionais;
·  Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos;
·   Ler textos instrucionais com autonomia e/ou com ajuda de um leitor experiente;
·   Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
·   Ler em voz alta e com fluência;
·   Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros;
·   Estabelecer relação de intertextualidade entre textos;
·   Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção;
·   Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;
·   Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo e argumentando;
·   Grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro (c/qu; g/gu);
·   Segmentar palavra em textos;
·   Interpretar e elaborar listas, tabelas simples para comunicar a informação obtida;
· Construir e representar formas geométricas planas, reconhecendo características como número de
    lados e vértices.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História, Matemática e Arte

Ano(s): 2º. e 3º.

Tempo estimado: duas semanas

Material necessário: livros, papel ofício, lápis de cor, cola, papel madeira, imagens, vídeos, projetor, sucatas, papel de seda, tinta guache, etc.  

Desenvolvimento:

1º momento: apresentação do livro: “PRETINHO, MEU BONECO QUERIDO” (MARIA Cristina Furtado); explorar a estrutura da confecção de um livro: autor, ilustração edição, etc. Leitura pausada da história, seguida de questionamentos para que os alunos falem sobre o tema tratado no livro, relatando sobre os conhecimentos já adquiridos e vivenciados por eles (brinquedos e brincadeiras), realizando alguns questionamentos, tais como: Quais brinquedos possuem? Que tipos de brincadeira estão acostumados a brincar? Qual o seu brinquedo ou brincadeira preferida?
            Pedir que relatem com quem aprenderam uma das brincadeiras citadas. Solicitar que alguns dos alunos expliquem o modo de executar alguma das brincadeiras relatadas. Promover a produção individual e espontânea de tabela, contendo nomes de brinquedos e brincadeiras. E como tarefa extraclasse, os alunos serão orientados a realizar uma entrevista com um  membro mais velho da família para falar como eram os brinquedos e brincadeiras de sua época.

2º momento: apresentação de slides com telas “Jogos infantis”, de Pieter Brueghel  (1560), e slides  com séries de quadros “Brincadeiras de Crianças”, de Ivan Cruz (1960 em diante), explicando a época em que cada quadro foi criado, incentivando-os a explorar e comentar todos os detalhes contidos nos slides apresentados, fazendo uma ponte para entrar no tema principal: “Brinquedos e Brincadeiras”, e promover uma comparação entre os quadros de cada época, as brincadeiras presentes, tanto em uma sequência quanto em outra. Iniciar uma conversa sobre o ambiente, as brincadeiras e os brinquedos retratados.
            Propor a produção coletiva de um texto, relatando sobre o que foi retratado na tela do século XVI, em que os alunos falarão e o professor será o escriba. Primeiramente, o texto será escrito na lousa e, posteriormente, em papel madeira para ser exposto. Ao concluir a produção,  falar sobre o gênero textual que foi produzido. E logo a seguir, os alunos farão o registro do texto no caderno, sistematizando acerca da segmentação de palavras.
            Promover a produção de uma lista de brincadeiras que aparecem nos quadros de Ivan Cruz, em que o professor irá escrevendo o que for citado pelos alunos em uma folha de papel madeira. Em seguida, discutir sobre as características do gênero textual produzido. Logo após, os alunos registrarão o texto no caderno. E para encerrar esta atividade (lista) será realizada uma votação para eleger as brincadeiras preferidas pelos alunos e, através dos resultados, será elaborado um gráfico.

3º momento: ler e discutir textos sobre a origem de alguns brinquedos e brincadeiras. Pedir aos alunos para trazer de casa um brinquedo e contar a história desse brinquedo (oralmente ou escrito).
            Promover um “bazar de brinquedos”, em que ficarão expostas algumas gravuras de brinquedos em um cartaz e a sala será dividida em dois grupos: um grupo ficará encarregado de procurar fichas com os nomes dos brinquedos e colar no lugar correto e o outro será encarregado de encontrar as fichas contendo os preços de cada brinquedo  e colocar no lugar correspondente. Depois cada grupo receberá uma quantia (dinheiro fictício) para realizar uma compra, produzir uma tabela com nomes e preços dos brinquedos e efetuar a conta de quanto foi gasto e quanto sobrou de troco.

4º momento: realizar a leitura de textos instrucionais, contendo o passo a passo para produção de alguns brinquedos. 
 Realizar atividade impressa com algum dos textos trabalhados no intuito de garantir alguns direitos de aprendizagem. E também propiciar a realização de algumas brincadeiras tradicionais.
E ao  término, será promovida uma ”Oficina de criação”, em que os alunos, mediados pelo professor, produzirão alguns brinquedos, através da utilização de sucatas. Depois haverá um momento para exposição e apreciação das criações.

ESCOLA_________________________________________________DATA:_____/_____
ALUNO (A):___________________________________ANO:____________TURMA:______
                                                              ATIVIDADE
    
LEIA COM ATENÇÃO O POEMA:


v  PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO:
v  ENUMERE CADA VERSO DO POEMA:
v  CONTE QUANTAS ESTROFES HÁ NO POEMA:____
v  FAÇA AQUI UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO.

INFÂNCIA

ANINHA
PULA AMARELINHA

MARÍLIA
DE MÃE E FILHA

MARIAZINHA
SUA RAINHA

RENATO
DE GATO E RATO

JOAQUIM
ANDA DE PATINS

JANETE
DE PATINETE

HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE 

MARCELO
É O REI DO CASTELO

CAROLA
BRINCA DE BOLA

JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO

TIETA
DE BICICLETA

LUCINHA
EU ESTOU SOZINHA

VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?                    
      
                                                                          Sônia Miranda. Pra boi dormir. Rio de janeiro: Record, 1998.
   
1 – QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
_________________________________________________________________________
2 – QUAL A REFERÊNCIA DESSE POEMA?
________________________________________________________________________
3 – O QUE O POEMA CONTA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – QUE NOMES DE PERSONAGENS APARECEM NO TEXTO?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – QUAIS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SÃO CITADOS NO POEMA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE BRINCAR?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – ESCREVA OS NOMES DAS BRINCADEIRAS QUE APARECEM NAS IMAGENS ABAIXO:

 __________________________________________
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____________________________________________
____________________________________________
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____________________________________________
____________________________________________


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____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
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8 – ESCREVA PALAVRAS DO TEXTO QUE FORMAM RIMAS COM:
a) CAROLA._______________________________________________________________
b) RENATO________________________________________________________________
c) HENRIQUE______________________________________________________________
d) JANETE________________________________________________________________

9 – ENCONTRE NO TEXTO PALAVRAS INICIADAS COM AS LETRAS:
I _______________________________________________________________________
A_______________________________________________________________________
J_______________________________________________________________________
P_______________________________________________________________________
M_______________________________________________________________________
C________________________________________________________________________

10 - O POEMA TERMINA FAZENDO UM CONVITE A LUCINHA. QUAL É O CONVITE?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – ESCREVA UM BILHETE PARA UM COLEGA, CONVIDANDO-O PARA BRINCAR COM VOCÊ.














                     
12 – CIRCULE A PRIMEIRA LETRA DE CADA PALAVRA DO QUADRO ABAIXO:
PATINETE – CARRINHO – BONECA – DADO – ESPADA – ANELZINHO – GUDE – FLAUTA - SOLDADINHO  -  RAQUETE – NAVIO – HÉLICE – ÍNDIO – MÍMICA -

a) AGORA, ESCREVA ESTAS PALAVRAS NA ORDEM ALFABÉTICA.

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ESCOLA:__________________________________________DATA:_______\_______\___
ALUNO (A):________________________________________________PRÓ:___________






 ESCOLA MUNICIPAL WOLNÉA MACÊDO


RELATÓRIO DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS
                                                   Marineuza Rocha Oliveira Dias

           
POÇÕES – BAHIA
2013

RELATÓRIO DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS

Trabalho apresentado à Secretaria Municipal de Educação do Município de Poções/Bahia, direcionado para a Orientadora de Estudo: Telma Carmezina Pereira de Santana, para fins avaliativos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)  
Relatório elaborado por: Marineuza Rocha Oliveira Dias – Professora do Ensino Fundamental I, da rede Municipal de Poções/Bahia, desde 1993. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Pós-Graduanda em Educação Infantil.
POÇÕES - BAHIA
2013
Escola Municipal Wolnéa Macêdo
Ano: 2º        Turma: B         Turno: Vespertino
Professora: Marineuza Rocha Oliveira Dias
Alunos (as):
1 - Andressa Costa de Jesus
2 -  Camila Santana Novaes
3 - Carlos Eduardo Patez Bonfim
4 - Expedito Maicon de Jesus de Sousa Gomes
5 -   Fabrício Libarino Moreira
6 -   Geisiane de Jesus Costa
7 -   Graciele Teixeira Libarino
8 -   Hyago de Souza Amaral
9 -   Kauã Silva Souza
10 -   Laís Santos Rocha
11 -   Larissa Leal Carvalho
12 - Laysa Sampaio Lemos     
13 - Luana Moreira Silva
14 - Maria Carla Novaes Silva
15 - Maria Esmeralda Barros dos Santos
16 - Mateus Brito Teixeira
17 - Mirlene Silva Leite
18 - Mônica Freitas dos Santos
19 - Nicole Nascimento Sales
20 - Raíssa da Gruta Silva
21 - Rayssa de Assis Meira
22 - Rian Kelwy Barbosa Santos
23 - Stefanny Pereira Cardoso
24 - Vitor Alves Silva
25 - Yasmin Freitas de Azevedo
26 - Yzabella Evangelista Santos


PERFIL DIAGNÓSTICO DA TURMA
– Andressa Costa de Jesus – Desenvolve de forma lenta as capacidades propostas. Expressa-se com dificuldade na sua linguagem oral, quase não participa de atividades que envolvem relatos e narrativas. Não reconhece as letras do alfabeto e produz letras soltas para representar o seu nome próprio e as palavras. 
– Camila Santana Novaes – A aluna desenvolve de forma progressiva as atividades propostas, expressa-se bem na sua linguagem oral relatando fatos do seu cotidiano, narra histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras simples e pequenos textos. Escreve seu nome completo e palavras ditadas, no entanto, apresenta algumas dificuldades na estética da escrita.
– Carlos Eduardo Patez Bonfim – Apresenta grandes dificuldades nas capacidades propostas, produz garatujas e algumas letras soltas para representar as palavras; não domina a escrita do seu nome. Não participa da construção ou comentários de histórias e relatos, não se expressando bem oralmente. Estas dificuldades, talvez, se deem pelo fato do aluno não ter passado pelo processo de Educação Infantil, sendo matriculado diretamente no 1º. ano do Ensino Fundamental, no ano de 2012. 
4 – Expedito Maicon de Sousa Gomes – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e pequenos textos. Escreve seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas.
5 - Fabrício Libarino Moreira - Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas, expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto; ler palavras com sílabas complexas, frases e pequenos textos. Escreve o seu nome completo palavras ditadas  e realiza pequenas produções espontâneas.
6 – Geisiane de Jesus Costa – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem oralmente. Relata fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas, frases e textos. Escreve o seu nome completo, palavras ditadas e realiza pequenas produções espontâneas.
7 – Graciele Teixeira Libarino – Desenvolve de forma gradativa as capacidades enfatizadas. Expressa-se timidamente na sua linguagem oral, apresentando dificuldades para relatar fatos do seu cotidiano e também no que diz respeito a narrar e comentar histórias. Reconhece algumas letras do alfabeto, ainda não ler palavras simples reconhecendo apenas algumas sílabas. Escreve o seu nome completo.  
8 – Hyago de Souza Amaral – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem oralmente, relata fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras com sílabas complexas e pequenos textos. Escreve seu nome completo, palavras ditadas e realiza pequenas produções espontâneas.
9 -  Kauã Silva Souza – Desenvolve, de forma lenta e com dificuldade, as capacidades propostas; expressa-se com algumas deficiências na sua linguagem oral. Participa timidamente e pouquíssimas vezes nas atividades que envolvem relatos, narrativas e comentários. Reconhece o alfabeto, mas ainda não ler palavras e nem sílabas. Escreve apenas o primeiro nome. Apresenta dificuldades na estética da escrita. 
10 – Laís Santos Rocha – Desenvolve de forma gradativa as capacidades propostas. Expressa-se razoavelmente bem com sua linguagem oral; narra e comenta de forma tímida histórias e fatos do seu cotidiano. Reconhece o alfabeto, ler palavras simples e pequenos textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas e realiza pequenas produções espontâneas.
11 – Larissa Leal Carvalho – Desenvolve de forma gradativa as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras simples. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas, porém com algumas deficiências.     
12 – Laysa Sampaio Lemos – Desenvolve de forma gradativa as capacidades propostas.   Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e pequenos textos. Escreve o seu nome completo, palavras ditadas e realiza pequenas produções espontâneas.
13 - Luana Moreira Silva – Desenvolve de forma progressiva e qualitativa as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral., relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e textos. Escreve o seu nome completo palavras ditadas e realiza produções espontâneas.
14 – Maria Carla Novaes Silva – Desenvolve de forma progressiva os aspectos propostos. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras simples e pequenos textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas, porém com algumas deficiências.

15 – Maria Esmeralda Barros dos Santos – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas. 
16 – Mateus Brito Teixeira – Desenvolve de forma gradativa e com dificuldades os aspectos propostos. Oralmente, expressa-se pouco, participando timidamente das atividades que envolvem relatos e narrativas. Reconhece as letras do alfabeto e está começando a ler palavras simples. Escreve apenas o seu primeiro nome. Apresenta grande dificuldade tanto na escrita quanto na cópia de atividades.
17 – Mirlene Silva Leite – Desenvolve de forma gradativa os aspectos propostos. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece as letras do alfabeto, ler palavras simples e pequenos textos. Escreve o seu nome completo, palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas, porém com algumas deficiências.  
18 – Mônica Freitas dos Santos – Desenvolve de forma lenta com grande dificuldade as capacidades propostas, quase não se expressa oralmente e pouco participa das atividades que envolvem relatos e narrativas. Reconhece as letras do alfabeto, porém não consegue ler sílabas ou palavras simples. Escreve o seu nome completo. Apresenta-se, muitas vezes, apática e dispersa, oscilando entre momento de profunda tristeza e risos sem motivo aparente. Demonstra ter alguns problemas de fundo comportamental, sendo inclusive avaliada pela psicóloga e encaminhada ao CRAS, no ano de 2011, necessitando de uma nova avaliação.    
19 – Nicole Nascimento Sales – Desenvolve de forma gradativa as capacidades propostas. Expressa-se bem relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece as letras do alfabeto, ler palavras simples. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas.
20 – Raissa da Gruta Silva – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e pequenos textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas.
21 – Rayssa de Assis Meira – Desenvolve de forma progressiva e qualitativa as capacidades propostas. Expressa-se muito bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza produções espontâneas.
22 – Rian Kelwy Barbosa Santos – Apresenta grandes dificuldades nas capacidades propostas, produz garatujas e letras soltas para representar as palavras e o seu próprio nome. Não se expressa bem, quase não participa das atividades que envolvem relatos e narrativas. Não reconhece as letras do alfabeto.
23 – Stefanny Pereira Cardoso – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e textos. Escreve o seu nome completo e palavras ditadas. Realiza produções espontâneas.
24 – Vitor Alves Silva – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e textos. Escreve seu nome completo e palavras ditadas. Realiza  pequenas produções espontâneas.  
25 – Yasmin Freitas de Azevedo – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras simples e pequenos textos. Escreve seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas, porém com algumas deficiências.
26 – Yzabella Evangelista Santos – Desenvolve de forma progressiva as capacidades propostas. Expressa-se bem na sua linguagem oral, relatando fatos do seu cotidiano. Narra e comenta histórias. Reconhece o alfabeto, ler palavras complexas e pequenos textos. Escreve seu nome completo e palavras ditadas. Realiza pequenas produções espontâneas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (1)
Tema: São João
Textos: Como o milho se transforma em pipoca?
              Festa Junina
Objetivos:
§  Expor os conhecimentos prévios sobre o tema.
§   Organizar as informações prévias e adquirir novos conhecimentos.
§  Completar lacuna de textos com informações adquiridas. 
§  Ler e copiar texto.
§  Demonstrar a sua compreensão através dos desenhos.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa / História / Arte
Conteúdos: Estratégias de leitura / A tradição da festa junina
Ano: 2º
Tempo estimado: uma semana
Desenvolvimento:
1º momento: Levantar os conhecimentos prévios sobre o tema. Discutir o assunto para melhor organização dos conhecimentos já apresentados. Leitura e comentário do texto: “Como o milho se transforma em pipoca?” e “A origem da pipoca” – livro didático: PORTA ABERTA, p. 117 e 118. Escrita do texto na lousa para os alunos registrarem no caderno.  
2º momento: Trabalhar texto: Festa Junina – livro didático p. 119 a 121. Leitura e discussão (explicar sobre a tradição da Festa Junina, patrimônio cultural do Brasil; comidas típicas, brincadeiras, aspectos da festa em cada região do país).
3º momento: Produção de livrinho, título: “Meu Livro Caipira”, escrita de alguns aspectos da festa, como: história, receitas típicas, danças, brincadeiras, etc. Ilustração e montagem do livro e exposição dos trabalhos.
Relato: O trabalho com este tema foi muito enriquecedor, pois as crianças participaram e mostraram conhecer um pouco da cultura brasileira, relatando histórias da festa e participações na mesma, estando muito à vontade, pois estávamos falando de fatos vivenciados por eles. A produção do livrinho foi válida, ficando todos satisfeitos com a exposição dos trabalhos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (2)
Gênero Textual: Fábula
Texto: O leão e o ratinho
Objetivos:
§  Expor o conhecimento prévio sobre o gênero textual abordado.
§  Identificar as características do gênero textual.
§  Organizar os conhecimentos prévios, transformando-os em informações mais elaboradas.
§  Interpretar o texto oralmente.
§  Identificar as diferenças estruturais em um mesmo texto, encontrado em diferentes suportes.
§  Familiarizar-se com a questão da segmentação de palavras.
§  Compreender no texto a questão linguística e estrutural das palavras.
§  Encontrar palavras no texto e saber formar novas palavras. 
Componente curricular: Língua Portuguesa
Conteúdos: Estratégias de leitura / Segmentação de palavras / Margem / Parágrafos / Uso de letras maiúsculas / Espaçamento entre palavras
Ano: 2º.
Tempo estimado: uma semana
Material necessário: texto (impresso), cartaz, tesoura, cola, caixa, papel ofício, lápis de cor, livro, cartolina, etc.
Desenvolvimento:    
1º momento - Levantar os conhecimentos prévios a respeito do gênero textual abordado e o texto escolhido. Conversa dirigida para uma melhor organização dos conhecimentos prévios apresentados. Leitura do texto: “O LEÃO E O RATINHO”, em cartaz ampliado, seguido de perguntas orais para avaliar a compreensão e interpretação do texto, tais como: Quem são os personagens do texto? O que acontece no desenrolar da história? Qual a lição passada para o leitor?
Realizar a leitura do mesmo texto encontrado em outro material de apoio. Livro: A ESCOLA É NOSSA (Marcia Paganini Cavequia) – Scipione, 2001. p. 156 – 157. Depois da leitura, fazer indagações a respeito da diferença de estrutura de um texto para outro, se há algo que lhes chamou a atenção: no caso explicar a existência de maior número de parágrafos e a questão do diálogo existente entre os personagens, (o que não está presente no 1º texto lido). Trabalhar referência do texto (explicar).
2º momento – Trabalho com a segmentação de palavras dentro do texto, recortando e separando as palavras uma a uma. Em seguida, pedir aos alunos que pintem as tirinhas de papel, em que está cada palavra com cores diferentes. Logo depois, realizar a remontagem desse mesmo texto, em que cada aluno irá encontrar uma palavra (isso seguindo a sequência do texto) que será colada em cartaz; aproveitar a montagem do texto para trabalhar o uso do caderno: margem, parágrafos, uso de letras maiúsculas, espaçamento entre palavras, etc. Realizar uma outra leitura depois do texto montado. Pedir aos alunos para transcrever o texto no caderno.
3º momento - Realizar uma atividade de análise textual, linguística e estrutural (impressa),  focando os vários aspectos trabalhados anteriormente. Formação de palavras chave do texto através de quebra cabeça. Ilustração do texto e finalizar com exposição dos trabalhos realizados.
Relato – A realização desta atividade ocorreu de forma muito harmoniosa e proveitosa, em que foi possível promover diversas discussões sobre o tema abordado, momento em que houve a participação ativa dos alunos, demonstrando ter conhecimentos sobre o assunto e aguçada capacidade interpretativa, dentre outros aspectos. Foi possível a realização de todas as etapas planejadas, o que pode ser comprovado observando os anexos e apêndices.  

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (3)

Tema: Aprendendo por meio dos jogos
Texto: Brincadeiras Indígenas (2ª parte)
Objetivos:
§  Conhecer brincadeiras e jogos realizados por alguns povos indígenas.
§  Adotar algumas regras para a realização de jogos, brincadeiras e o convívio harmonioso em grupo.
§  Organizar-se para realização de atividades em grupo, respeitando as regras estabelecidas.
§  Praticar jogos, aproveitando esta situação para transformá-la em momentos de diversão, entrosamento e aprendizagem.
§  Produzir registros, escrevendo sobre a prática da atividade proposta.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa / História / Educação Física
Conteúdos: Estratégias de leitura / Letras e sílabas
Ano: 2º
Tempo estimado: dois dias
Material necessário: Livro didático, brinquedos, jogos diversos, alfabeto móvel, lápis, papel, etc.
Desenvolvimento:
1º momento: Exposição de alguns brinquedos dos alunos, seguida de comentários sobre a atividade do livro de português: PORTA DE PAPEL – p. 90, em que os alunos poderão ouvir e expor opiniões sobre o tema tratado. E dando continuidade, será realizada a leitura feita pelo professor e acompanhada pelos alunos do texto: “BRINCADEIRAS INDÍGENAS” (2ª parte) livro didático p. 91e 92, intercalada de comentários dirigidos ou espontâneos. E para concluir esse momento explorar a questão 1 da p. 96, em que os alunos serão  instigados à relatarem o que eles costumam fazer antes de começarem um jogo ou brincadeira.
2º momento: Agora é a vez de organizar os grupos para realização de alguns jogos:
Bingo de letras –  cada aluno receberá uma cartela contendo algumas letras do alfabeto e um ficará responsável para fazer o sorteio das letras. Ganha quem conseguir preencher a cartela, primeiro.
Dominó – fichas divididas ao meio, contendo de um lado, a palavra, e do outro, a figura, funcionando como o jogo de dominó convencional.
Quebra- cabeças – para montar e comentar sobre a imagem formada (tela deTarsila Amaral: A CUCA e filme MADAGASCAR).
Sílabas – o objetivo deste jogo é juntar as sílabas, formar palavras e ler.
Memória simétrica – este funciona como jogo da memória; com as cartas viradas, o aluno deverá encontrar a figura com a outra metade da carta que está com ele; vence quem conseguir completar maior número de figuras.
 3º momento: Ao final da realização da atividade um membro de cada grupo irá ouvir a opinião dos outros colegas e, em seguida, fará uma pequena produção para relatar como foi a brincadeira.
Relato: A promoção desta proposta foi viável em todas as suas etapas, pois os alunos interagiram o tempo todo, mostrando todos os seus conhecimentos prévios e também a capacidade de criar novas regras e respeitá-las. E foi muito interessante o momento em que eles falaram sobre o que se deve fazer antes de se começar um jogo ou brincadeira: “combinar as regras”, “como vai ser a brincadeira” ou “qual vai ser a brincadeira” “e quem será o primeiro”, onde as respostas foram as mais variadas, tais como: tirar par ou ímpar, zero ou um, tirar no palitinho ou então cantando uma parlenda do tipo:
“Pé de chulé
       Quem tem chulé
  Troca de pé!”

             E tanto no momento do desenvolvimento dos jogos quanto no momento dos relatos para os registros, todos participaram dentro do seu grupo e alguns que estavam sendo escribas vinham até mim para que eu orientasse a escrita ou desse minha opinião, se estava bom ou não. Os resultados alcançados foram valiosíssimos. Foi um momento precioso!!!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (4)

v  Gênero Textual: Texto informativo
v  Livro: O CAMINHO DO RIO - Elza Yasuko Passini
v  Objetivos:
- Expor os conhecimentos prévios sobre o tema abordado.
- Conhecer a composição de um livro e um pouco do processo de escrita e edição do mesmo.
- Identificar o gênero textual (Informativo).
- Desenvolver o gosto pela leitura, aprimorando a habilidade de compreensão e interpretação.
- Reconhecer a importância dos rios, informando-se sobre as formas de conservação e as ações prejudiciais a essa fonte de vida.
- Ouvir, analisar e dramatizar música e poema, explorando o tema em foco, tendo contato e informações sobre outros gêneros textuais, podendo compará-los.
v  Componentes curriculares: Língua Portuguesa / Ciências
v  Conteúdos: Estratégias de leitura / O caminho do rio / Análise textual, estrutural e linguística
v  Ano: 2º
v  Tempo estimado: uma semana
v  Material necessário: livro, cartolina, papel ofício, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, papel madeira, texto impresso, livros, revistas, cola, cd, aparelho de som, gravuras, pincel atômico, etc.
v  Desenvolvimento:
 1º momento:
- Apresentação do tema, levantando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema abordado.
- Exploração das partes que compõem um livro, bem como sua produção e edição.
- Trabalhar a questão do gênero textual presente nesta história.
- Leitura do livro, seguido de explicações, comentários espontâneos ou dirigidos.
- Compreensão oral através de questões, como: Quais os personagens da história? Qual assunto tratado nessa história? Qual o nome do autor?
- Falar sobre a referência do livro.
2º momento - Explanar sobre o tema, ressaltando a importância dos rios para a sobrevivência dos seres vivos, bem como as partes que compõem um rio e também os caminhos que esse percorre.
- Expor a questão da conservação dos rios e a degradação sofrida por essa fonte de vida, enfim todos os aspectos e questões que envolvem a temática.
3º momento - Trazer letra da música: RIACHO DO NAVIO (Luiz Gonzaga) e poema: O MENINO QUE GANHOU UM RIO (Manoel de Barros), para serem explorados em sala.
- Realizar atividade contendo análise textual, estrutural e linguística.
v  Leitura do texto acompanhado de comentários dirigidos ou espontâneos.
v  Ilustração do texto de forma coletiva, em papel madeira com uso de desenhos à mão livre, recortes e colagens, etc.
Relato: Esta atividade contou com a participação ativa de todos os alunos, tanto na leitura e comentário do livro, quanto no momento de execução da música, demostrando conhecer não só a música, como também o cantor e lembraram também outras canções interpretadas pelo artista. A proposta de trabalho com o poema foi igualmente proveitosa e interessante, principalmente no momento de escrita e ilustração do texto, em que todos  participaram ativamente.


ANEXOS

O MENINO QUE GANHOU UM RIO



Minha mãe me deu um rio.
Era dia de meu aniversário e ela não sabia o que me presentear.
Fazia tempo que os mascates não passavam naquele lugar esquecido.
Se o mascate passasse minha mãe compraria rapadura ou bolachinhas para me dar.
Mas como não passara o mascate, minha mãe me deu um rio.
Era o mesmo rio que passava atrás de casa.
Eu estimei o presente mais do que fosse uma rapadura do mascate.
Meu irmão ficou magoado porque ele gostava do rio igual aos outros.
A mãe prometeu que no aniversário de meu irmão ela iria dar uma árvore para ele.
Uma que fosse coberta de pássaros.
Eu bem ouvi a promessa que a mãe fizera ao meu irmão e achei legal.
Os pássaros ficavam durante o dia nas margens do meu rio e de noite eles iriam dormir na árvore do meu irmão.
Meu irmão me provocava assim: a minha árvore deu lindas flores em setembro.
E o seu rio não dá flores!
Eu respondia que a árvore dele não dava piraputanga.
Era verdade, mas o que nos unia demais eram os banhos nus no rio entre os pássaros.
Nesse ponto nossa vida era um afago!
                 
Texto extraído do livro Memórias Inventadas, de Manoel de Barros.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  - JOGOS






  SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  O CAMINHO DO RIO                      







SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  FÁBULA: O LEÃO E O RATINHO

                                    


                                                                                                                                              

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